• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
01/03/2022

Coluna do Tadeu | MARÇO 2022: Parabéns a todas as mulheres!

Foto

Parabéns a todas as mulheres!

Dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Hoje, apesar de não ser o ideal, podemos dizer que a mulher está assumindo o papel de protagonismo na nossa estrutura social, mesmo convivendo ainda, com a herança do sistema patriarcal, que perdura há séculos.

Muitas mulheres estão assumindo papel de relevância em postos de trabalho em várias áreas de atuação, embora recebam salários inferiores em relação aos homens. A situação piora se a trabalhadora for negra.

Já tivemos uma mulher na Presidência da República; temos uma mulher Prefeita em nosso Município. Apesar do fato de serem a maioria da população, a presença das mulheres na política é muito pequena. Isto mostra que ainda não há condições para uma maior participação feminina nesse segmento.

Comparando a situação com a de séculos passados, percebemos que houve uma grande transformação.

Através dos séculos, a participação da mulher na sociedade era vista de maneira secundária. Tinha duas funções: tomar conta da casa e procriar, além de se sujeitar às vontades do marido.

Foi somente no fim do século 19, que começaram, nos Estados Unidos e da Europa, as manifestações reivindicando direitos às mulheres.

Em 1917, na Rússia, no mês de Março, houve várias manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho, além de serem contra a participação do País na Primeira Guerra Mundial. O movimento teve a adesão dos trabalhadores. A repressão contra os manifestantes foi violenta. O dia em que houve a maior manifestação foi justamente no dia 8, quando foi instituído o Dia Internacional da Mulher, pelo movimento internacional socialista. A data passou a ser comemorada nos anos seguintes no País. As manifestações e outros eventos tiveram como consequência o início da Revolução Russa.

Movimentos deflagrados pelo mundo despertaram a consciência das mulheres brasileiras quanto aos seus direitos civis. Mas o caminho seria árduo.

O direito ao voto feminino foi dado pelo Código Eleitoral, em 24 de Junho de 2932. Em 1934, o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal.

Antes disso, no dia 25 de Outubro de 1927, pela Lei Estadual nº 660, o Rio Grande do Norte se tornou o primeiro estado a estabelecer a não distinção de sexo para o exercício do voto. As mulheres passaram a votar.

No dia 27 de Agosto de 1962, pela Lei 4212, foi criado o Estatuto da Mulher Casada. Por tal dispositivo, a mulher casada não precisaria mais pedir autorização ao marido para trabalhar, além de passar a ter direito à herança e a guarda dos filhos, em caso de separação.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado como Ano Internacional da Mulher e o 8 de Março foi adotado como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Outros direitos conquistados foram a Lei Maria da Penha, em 2006 e a Lei do Infanticídio, em 2015.
Osvaldo Cruz se sente orgulhosa em ter muitas mulheres empresárias.

Parabéns a todas!