Atendimento: [18] 3528-2130
Faça sua consulta ao Boa Vista SCPC
Para maior segurança, mantenha sua senha em sigilo, e em caso de mudança de operador solicite uma nova senha.

CINEMA | POR TADEU LASSEN

O dia 19 de Junho, é considerado o Dia do Cinema Brasileiro.

A data foi escolhida para homenagear o ítalo-brasileiro Afonso Sagreto – o primeiro cinegrafista e diretor do País, que, neste dia, registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro , em 1898.

Para comemorarmos, vamos relembrar um pouco do nosso Cine São José.

Osvaldo Cruz ainda era pequenininha, em 1943, quando o empreendedor José Domaneschi resolveu construir um prédio para, ali, funcionar o primeiro cinema da Alta Paulista.

Naquele tempo, a população urbana atingia a marca de 4.000 habitantes e acompanhava com interesse a obra. Aos poucos, as paredes eram erguidas.

Quando a construção estava quase pronta, foram chegando os equipamentos de projeção, as cadeiras e móveis e utensílios.

Ainda não havia energia elétrica no Distrito (à época, Osvaldo Cruz era Distrito de 2ª Zona de Balisa, no Município de Martinópolis). Para sanar esta falta, foi comprado um motor que era acionado por óleo diesel e fornecia a energia necessária para o funcionamento do empreendimento. O cinema recebeu o nome de Cine Teatro São José e depois passou a se chamar Cine São José.

Finalmente, no dia 9 de Abril de 1944, com a projeção do filme “A Grande Mentira”, o cinema foi inaugurado. Todas as 1200 cadeiras foram ocupadas. As pessoas usaram suas melhores roupas. Afinal, era um acontecimento inédito.

A primeira das várias reformas, aconteceu em 1949, quando a área em que ficava a plateia passou a ter uma maior inclinação. Com isso, os que se sentavam na frente não atrapalhavam os que estavam sentados atrás.

Com o tempo, as cadeiras, que eram de madeira, foram substituídas por poltronas estofadas e novos equipamentos de projeção foram adquiridos.

Devido à chegada da televisão, no começo da década de 60, a frequência ao cinema foi diminuindo como passar dos anos.

Com isso, o faturamento da empresa foi caindo, Por conta disso, o proprietário teve que fazer empréstimos bancários e não conseguindo saldá-los, não restou outra alternativa, senão a de fechar as portas

O último filme exibido foi “O último conflito”, em Maio de 1982.

Durante a sua existência, o cinema teve 5 proprietários, sendo o último a Empresa Pedutti, da cidade de Botucatu.

Em 1984, o prédio foi demolido.

Anos mais tarde, já neste século, houve o ressurgimento do cinema em uma das salas do Centro Cultural. Porém, não tinha o mesmo “glamour” do antigo Cine São José, apesar de ter o mesmo nome. Poucos anos depois, apesar dos esforços dos proprietários, houve a necessidade de encerrar as atividades.

O Cine São José teve grande importância para a nossa população. Atingiu várias gerações, levando alegria e entretenimento a todos os frequentadores.

 

Principais curiosidades sobre o Cine São José:

-No início, como era o único local para abrigar “grandes eventos”, no prédio aconteceram bailes, eventos cívicos e culturais, solenidades, como também lutas de boxe e shows. As lutas de boxe eram realizadas após a sessão de cinema e o ringue era montado no próprio palco.

-Como a colônia japonesa era muito grande, por um bom tempo, foram exibidos filmes japoneses, às terças e sextas-feiras, depois da primeira sessão.

-Em meados dos anos 60, houve um show com o cantor e compositor Roberto Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram @associacaocomercialoc

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para você!

Dúvidas?
logo Boa Vista SCPC

DICAS DE SEGURANÇA COM SEU CÓDIGO E SENHA DE CONSULTAS AO BOA VISTA SCPC

*Nunca informe seu código e senha p/ ninguém, nem para pessoas que se identificarem como funcionários da ACEOC;

*Não anote seu código e senha em local visível ou de livre acesso;

*Informe seu código e senha apenas para funcionário (s) de confiança e que precisam utilizar os serviços do Boa Vista SCPC apenas para sua empresa;

*Após a saída de funcionário (s) que tinha acesso ao Código e senha solicite a mudança na ACE Osvaldo Cruz;

*Para maior segurança a empresa associada pode solicitar para gerar um código e senha individual para cada funcionário que utilize o sistema de consultas.

A Associação Comercial informa que não se responsabilizará pelo uso indevido deste código e senha ou uso por terceiros, a utilização do código e senha será de inteira responsabilidade da empresa associada.

Qualquer suspeita de vazamento de código e senha comunique imediatamente a ACEOC pelo fone: (18) 3528.2130.